Causa das Varizes

Para quem não conhece, as varizes nada mais são do que veias dilatadas que surgem, principalmente nas pernas e pés. Muito mais do que uma preocupação estética, essa condição pode causar outras consequências desconfortáveis, tais como sensação de queimação, coágulos, dor e outros.

Justamente por isso é que se faz tão importante procurar um médico para que se possa ter um diagnóstico adequado, determinando as causas do problema, para que seja possível realizar o tratamento. 

Como acontecem as varizes?

A circulação sanguínea acontece porque o coração bombeia o sangue para as artérias, que levam ele a todas as partes do corpo. As veias, por sua vez, são as responsáveis por levar o corpo de volta ao coração.

Quando a veia está saudável, o sangue é levado ao coração sendo impedido de voltar (por causa da gravidade) por válvulas, que atuam controlando a entrada e a saída do sangue.

Dica: Se você percebeu que está começando aparecer varizes em suas pernas, já é bom começar usar Varigold, assim elas não terão chance de se desenvolver.

Quando essas válvulas deixam de funcionar corretamente ou sofrem muita pressão, as veias acabam se dilatando e não fecham mais da forma como deveriam.

O resultado é que uma quantidade maior de sangue acaba se acumulando ali, levando à dilatação das veias, que ficam escuras e alongadas, formando as varizes.

Principais causas das varizes

É importante ressaltar que algumas pessoas apresentam uma pré-disposição ao desenvolvimento das varizes, sendo que as principais causas são as seguintes:

  • Sexo: como você já deve imaginar, a prevalência das varizes é maior em mulheres do que em homens e há algumas rações para isso. Uma delas são os hormônios femininos, que tendem a deixar as paredes das veias mais relaxadas, fazendo com que trabalhem em menor intensidade. As pílulas contraceptivas também podem estimular o problema.
  • Idade: o envelhecimento do organismo também faz com que as veias e válvulas responsáveis pelo fluxo sanguíneo se desgastem. Dessa forma, o problema costuma acontece a partir dos 30 anos de idade.
  • Histórico familiar: quando já existem casos de varie na família, há uma maior chance de você desenvolvê-los também
  • Sedentarismo: a falta de movimentação e atividade física pode causar prejuízos para a circulação sanguínea.
  • Obesidade: o excesso de peso pode levar a um aumento da pressão nas veias, dificultando o fluxo de sangue.
  • Exposição ao calor: se expor a temperaturas mais altas durante longos períodos de tempo pode ocasionar a dilatação das veias.
  • Tabagismo: a saúde circulatório é muito afetada pelas substâncias que compõem o cigarro.
  • Manter a mesma posição por muito tempo: ficar muito tempo em pé ou sentado pode ser um problema, visto que dificulta o fluxo sanguíneo. Dessa forma, o ideal é mudar de posição e caminhar um pouco a cada 1 ou 2 horas.

Pronto, agora você já conhece as principais causas das varizes e pode evita-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *