A próstata, por si só, não é considerada benigna ou maligna. O que acontece é que ela pode desenvolver condições que levam ao aumento do seu tamanho e isso sim pode ter uma origem maligna ou benigna.
A hiperplasia prostática benigna é uma condição que leva a próstata a aumentar de tamanho e, embora não seja um problema grave por si só, precisa receber a devida atenção.
Isso porque se o crescimento for muito grande, ela pode afetar consideravelmente o sistema urinário e gerar complicações. Então, vamos entender um pouco mais sobre a próstata benigna.
Quais as causas da hiperplasia prostática benigna
A medicina e a ciência ainda não conhecem qual é a exata causa da hiperplasia prostática benigna, também chamada de próstata benigna, o que já se sabe é que felizmente alguns compostos naturais como o Prost Active podem ajudar bastante.
No entanto, o que se sabe é que ela está relacionada com alterações hormonais, visto que a sua incidência aumenta conforme os anos se passam.
Assim, a condição é considerada um tanto incomum em homens com idade inferior aos 40 anos de idade, mas vai se tornando cada vez mais comum ao passo que a idade vai avançando.
Sendo assim, essa é uma condição que chega a afetar 70% dos homens com mais de 65 anos de idade.
Por que isso causa problemas urinários?
Bem, a próstata é uma glândula que fica localizada bem abaixo da bexiga, em torno da primeira porção da uretra, que é o canal responsável por levar a urina que fica na bexiga para fora através do pênis.
A função da próstata é produzir um fluído que compõe o sêmen, que também é eliminado momento da ejaculação.
No entanto, quando ela está aumentada, pode acabar pressionando a bexiga e a uretra, levando ao bloqueio da passagem da urina, dificultando a sua eliminação.
A próstata benigna aumentada se forma quanto as células da próstata apresentam um crescimento acelerado, levando ao aumento dessa glândula.
Vale lembrar que esse aumento ocorre sempre de uma forma lenta e gradual, nunca sendo uma condição que acontece de um dia para o outro.
É por isso que a maioria dos homens sequer sabem que estão com essa condição até que ela apresente um crescimento suficiente para que haja sintomas, como a interrupção do fluxo urinário, esvaziamento incompleto da bexiga e outros.
Por isso é essencial cuidar sempre muito bem da próstata e ficar atento para que a condição na traga maiores consequências.