Mitos e verdades sobre varizes

Um grande desconforto estético, as varizes também podem gerar uma série de desconfortos físicos também, tais como dores, inchaço e sensação de peso.

É inconveniente que não acaba mais, mas a verdade é que também existem muitos mitos sobre as varizes. Por isso que vamos falar um pouco mais sobre eles logo a seguir, acompanhe.

Principais mitos e verdades sobre as varizes

  1. Cruzar as pernas leva ao surgimento de varizes: MITO

Manter as pernas cruzadas não é motivo suficiente para fazer com que as varizes apareçam. No entanto, passar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, sim pode contribuir para o desenvolvimento das mesmas.

A pessoa que se movimento pouco tem uma maior tendência ao aparecimento desse problema, especialmente aquelas que são sedentárias.

  1. O problema das varizes é apenas estético: MITO

Muita gente acha que as varizes incomodam apenas no visual por causa as aparência que causam nas pernas.

no entanto, a verdade é que ela prejudica a qualidade de vida de uma pessoa como um todo. Isso sem falar que é uma importante causadora do afastamento laboral no país, além de elevar o risco para a trombose, que pode matar.

  1. Varizes causam coceira: VERDADE

Para quem nem imagina, uma simples coceira em um local já pode ser o indicativo de uma propensão a desenvolver varizes.

Isso porque, quando estão surgindo, elas ocasionam fazem a veia se dilatar e entortar, dificultando a volta do sangue e causando dores e coceira.

As pessoas também querem saber: Varizero Preço

Dessa forma, os pacientes com propensão a desenvolver varizes tendem a sentir coceira na perna, especialmente na região do tornozelo.

  1. Pílula anticoncepcional favorece o surgimento de varizes: VERDADE

As mulheres que já apresentam predisposição genética para varizes e fazem uso de contraceptivos hormonais, terão mais chance de desenvolver o problema.

Isso porque os hormônios femininos tendem a enfraquecer as paredes dos vasos, favorecendo a dilatação dos mesmos.

  1. Salto alto contribui para as varizes: VERDADE

Usar sapato de salto alto de vez em quando não irá ocasionar varizes, mas o uso contínuo e exagerado pode sim favorecer o problema. Isso porque o uso desse tipo de calçado faz com que a panturrilha fique encurtada e ela é o coração da perna, favorecendo o bombeamento do sangue.

Com isso, o sangue não flui corretamente e pode favorecer o desenvolvimento de varizes.

Pronto, agora você já conhecer uma série de verdades e mitos sobre as varizes.